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A História do Yoga

Curioso por natureza e cético por experiência, o praticante de Yoga deve ter se perguntado em algum momento dos seus estudos qual é a idade do Yoga e da prática escolhida…

 

Para esta pergunta, como para quase todas, existem várias possíveis respostas. A primeira e mais óbvia é procurar as origens históricas da linhagem, método, ou yoga em si. E aí começa a aventura.


A tradição na Índia faz com que o estudante reconheça a origem do seu conhecimento adquirido no seu professor, quer ele mantenha os ensinamentos exatamente como aprendeu ou tenha desenvolvido o que foi aprendido. Além de ser um ato de reconhecimento e humildade, é fato que se ele pode desenvolver algum aspecto da prática, é graças ao que ele aprendeu com o seu professor. Assim, ao perguntar para um professor indiano qual é a origem da matéria, o tradicional é desfiar uma lista de nomes de aluno-professor até a origem daquele conhecimento.

Shiva Pashupati
Na tradição ocidental, a origem do conhecimento está diretamente relacionada com documentos históricos. Apesar de raros antes dos romanos, eles são o que consideramos válidos, pois a história precisa de validação documental. Dos pré-socráticos temos quase nada, mas os poucos fragmentos disponíveis são o que sustentam o nosso conhecimento da filosofia deles. Fragmentos e muita dedução. Neste ponto o método indiano parece mais preciso, pois pesa nos ombros do aluno manter a tradição ao longo do tempo. É possível que algo mude nos ensinos por alguma transformação da cultura, mas o que no mundo não se transforma de acordo com a necessidade? Parafraseando Heráclito, a única constante da qual podemos ter certeza é a constante mudança.

 

O yoga, como atestado em vários shastras, é eterno. O seu início se mistura com o início de tudo, pois houve um tempo onde tudo era uno e foi dividido para que o universo pudesse ter esta forma. Este estado unificado é Yoga, como indica a própria palavra (união). Na Bhagavad Gita Sri Krishna afirma que ele ensinou o yoga ao sol (Vivasvam) ele a Manu (o pai da humanidade) que ensinou a Iksvaku.

Até o presente momento nós recém cruzamos o ano 5000 da Kaliyuga, que tem a duração de 432.000 anos. Antes dela houve a Dvaparayuga (800.000 anos) e antes dela a Tretayuga (1.200.000 anos). Manu ensinou o seu filho Iksvaku há 2.500.000 anos atrás. Nos Veda a expectativa de vida desta terra é 305.300.000 anos, dos quais já se passaram 120.400.000. Já que o yoga foi ensinado para Vivasvam antes do nascimento de Manu, pode-se inferir que o yoga foi ensinado pela primeira vez há 120.400.000 anos atrás (e na sociedade humana há pelo menos 2 milhões de anos). Existe a possibilidade desta conta ser inexata, que os yuga durem na verdade 2400 anos. Mas isso é outra discussão…


Bagavad Gita 
No Yoga Sutra, o termo anushasana atesta que Patanjali não criou o yoga, pois ele se empenha em transmitir, dirigir o conhecimento do yoga. Sendo assim, o yoga sempre existiu, muito antes de qualquer escritura ter sido composta no subcontinente indiano.

 

Quanto a métodos, tomemos por exemplo o Hatha yoga: Qual é a primeira resposta sobre qual é a origem do Hatha Yoga Pradipika? Século XV. Por quê? Porque neste século começaram a surgir exemplares do HYP, então deduz-se que ele se originou nesta época. A resposta simplista tem uma grave implicação: então antes do século XV não se conheciam os asanas?

 

Uma possível réplica é de que antes disso o ser humano estava conectado com a terra, vivendo no campo e não precisava de asanas...Tendo assentado-se começou a perder a capacidade física e portanto foram criados. Respostas simplistas são um problema. Mas existem evidências históricas de que a técnica de asanas é anterior a nossa era, 3500 anos para ser exato…


Em meados da década de 20, Sir Mortimer Wheeler descobriu as ruínas do que hoje se chama Vale do Indo, uma civilização espantosamente avançada que residia em cidades urbanizadas, cujo apogeu é calculado em 5500 anos atrás, por datação de artefatos com carbono 14. Um dos artefatos que mais chama a atenção é um selo de esteatita com uma figura antropomórfica em siddhasana, cercado por animais. Shiva é conhecido como pashupata, o Senhor dos animais, frequentemente iconografado cercado de animais. Siddhasana é descrita no HYP exatamente como demonstrado no selo. Esta civilização é tão fantástica que merece muitos parágrafos para si, mas vale deixar aqui sua referência para futuros estudos. Aparentemente ela se desfez com a seca do rio Sarasvati, citado no Rig Veda como sendo ao lado do Ganges e do Yamuna.

Sir Mortimer Wheeler
Sendo assim, a origem do Hatha yoga é o próprio Shiva, que tendo ensinado este conhecimento a Parvati, sua consorte, numa ilha deserta, foi assistido por um peixe (Matsya) que despertou a compaixão de Shiva pela atenção que ele prestou ao ensinamento. Assim Shiva transformou o peixe num siddha, que se transformou em Matsyendranatha.

 

Shiva aqui é denominado adishvara, o primeiro ishvara. Mas quem é ishvara? De acordo com o hinduísmo, existe uma Realidade Última, chamada Brahman. Esta realidade em ligação com mundo é ishvara. Ele tem as três funções: criação, manutenção e dissolução do universo, sendo representado como Brahma, Vishnu eShiva. As outras deidades são subservientes a estas três. Parvati é a mãe, geradora da manifestação, prakriti. Novamente: o estado de completa união só pode ser ensinado por aquele que possui a ciência da completa união. Mesmo que o método tenha sido adaptado para uma determinada cultura, se ele pode ser adaptado é porque foi um dia ensinado por quem o conhecia, ou seja, a origem da linhagem, que é citada no estudo da matéria em questão.

Método é uma outra palavra interessante em sânscrito. Upaya significa aproximar-se, chegar perto, juntar-se. Linhagem ou método é aquilo que nos permite aproximar e chegar ao estado de yoga. Firmes neste estado, saberemos como fazer outras pessoas chegarem no mesmo lugar. Mas só poderemos fazer isso graças ao que foi aprendido com nossos professores. Sendo assim, mesmo que utilizemos outras palavras para aproximar outrem ao yoga, é somente graças ao nosso professor, e assim por diante.

 

A resposta mais adequada para a pergunta do Hatha yoga então parece ser que o conhecimento do Hatha emergiu, ou seja, veio a público, no século XV, mas a sua origem é eterna. Está simbolicamente relacionada com a origem do universo e do ser humano. E como a própria escritura descreve, o seu objetivo é fazer com que o seu praticante compreenda o yoga, nas palavras de Svatmarama, uma escada para o Raja yoga, que por todos os comentaristas não é outro senão o Ashtanga yoga de Patanjali.


Patãnjali
A Índia é um país que valoriza os seus mitos. Mitos são símbolos da realidade que, por não terem compromisso com a factualidade ou com o que podem captar os nossos limitados sentidos, podem expressar a Realidade. Se é verdade, é eterno. Resiste ao tempo e ao exame.

 

Por isso, quando surgir a curiosidade e perguntas vierem à tona, procuremos as obras disponíveis para examiná-las com cuidado e compreendê-las simbolicamente, a partir do nosso discernimento. Caso contrário corremos o risco de nos prender a detalhes e perder o espetáculo, como na história em que o sábio aponta para a lua e o tolo fixa seu olhar no dedo. O yoga é sruti, revelação. Assim como o mito, não pode ser datado, e pode ter várias leituras de acordo com o tempo, lugar ou capacidade de quem trava contato com ele.