Rua Tamandaré, 140 | Sala 1504 | Bairro Boa Vista | Novo Hamburgo

 (51) 99610 3298

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

10 perguntas para iniciantes de Yoga

1. O que é Yoga?

 

A palavra yoga vem da raiz “yuj” em sânscrito, que significa unir ou ligar. Um homem que pratica yoga é chamado um yogue, e a mulher praticante é uma yogini.

Há 2.000 anos atrás o sábio indiano Patanjali compilou 196 aforismos em uma obra chamada “Yoga Sutras”, que serve como base filosófica para o yoga até os dias de hoje. Ele descreve um caminho de oito passos, ou membros, que compreendem a prática: os yamas e niyamas (preceitos éticos), asanas (posturas), pranayama (manipulação do prana), pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (libertação). À medida em que exploramos esses oito membros em nossa vida, começamos a refinar nosso comportamento no mundo exterior, e, em consequência, vamos nos tornando aptos a trazer a concentração para dentro até alcançarmos o samadhi (libertação, iluminação).


Hoje a maioria das pessoas que pratica yoga no Ocidente faz somente o terceiro passo – asanas ou posturas. Estas são destinadas a purificar o corpo e fornecer a força física e resistência necessária para longos períodos de meditação, e são de extrema importância. Porém é necessário entender que a prática física é apenas uma parte de uma filosofia muito mais abrangente.

 

2. O que o significa “Hatha”?

 

A palavra hatha significa esforço, ou força. Hatha yoga refere-se a um conjunto de exercícios físicos (conhecido como asanas ou posturas), concebidos para alinhar os músculos, ossos, e órgãos internos, e para abrir e desbloquear os muitos canais energéticos do corpo - especialmente o canal principal, a coluna - de modo que a energia vital possa fluir livremente.

 

Hatha também é traduzido como “ha” que significa "sol " e “tha”,  "lua".  Isto refere-se ao equilíbrio de aspectos – ativo, masculino, energia solar -  e passivo, feminino, energia lunar, dentro de todos nós . Hatha yoga é um caminho para a criação de equilíbrio unindo opostos. Em nossos corpos físicos desenvolvemos um equilíbrio entre força e flexibilidade.

 

Hatha yoga é uma ferramenta poderosa para a auto- transformação. Ele nos pede para trazer a nossa atenção à nossa respiração, o que nos ajuda a acalmar as flutuações da mente e estar mais presente no desenrolar de cada momento de nossas vidas.

 


3. O que significa “Om”?

 

Om é um mantra, ou vibração, que é tradicionalmente cantado no início e no final das sessões de yoga. Diz-se que é o som do universo. Mas o que isso quer dizer?

 

De alguma forma, os yogues antigos sabiam o que os cientistas hoje estão nos dizendo - que todo o universo está em constante movimento. Nada é sólido ou parado. Tudo o que existe pulsa, criando uma vibração rítmica que os yogues antigos reconheceram como  o som  “Om”.

 

Entoar o “Om” nos permite reconhecer nossa experiência como um reflexo de como o universo inteiro se move. O pôr do sol, a lua nascendo, o fluxo e refluxo das marés, a batida de nossos corações. Quando entoamos “Om”, ele nos leva a fazer parte deste movimento universal, através de nossa respiração, nossa consciência, da nossa energia física, e começamos a sentir uma conexão maior com aquilo que é edificante e calmante.

4. Eu tenho que ser vegetariano para praticar Yoga?

 

O primeiro princípio da filosofia do yoga é ahimsa, o que significa não prejudicar a si e aos outros. Algumas pessoas interpretam isso como uma proibição de comer produtos de origem animal. Há um debate sobre este assunto na comunidade yogue. Acreditamos que é uma decisão pessoal que cada um tem que fazer por si mesmo. Se você está pensando em se tornar um vegetariano, não se esqueça de levar em conta suas questões de saúde pessoal, bem como as suas escolhas afetarão aqueles com quem você vive. Sendo um vegetariano não deve ser algo que você impõe aos outros pela força, pois esse tipo de ação em si não é uma expressão de ahimsa.

5. Quantas vezes por semana eu deveria praticar?

 

Yoga é tão incrível, mesmo que você só pratique uma hora por semana, você vai experimentar os benefícios da prática. Se você puder fazer mais do que isso, você certamente irá experimentar mais benefícios. Sugerimos começar com duas vezes por semana. Não deixe limitações de tempo ou metas irrealistas serem um obstáculo! Você provavelmente vai achar que depois de um tempo o seu desejo de prática se expande naturalmente e você vai encontrar-se fazendo mais e mais.

 

6. Como Yoga é diferente de alongamento ou outros tipos de ginástica?

 

Ao contrário de alongamento ou ginástica, o yoga é muito mais do que apenas posturas físicas. O caminho óctuplo de Patanjali ilustra que a prática física é apenas um dos aspecto do yoga. Mas mesmo dentro da prática física, o yoga é único porque nós conectamos o movimento do corpo e as flutuações da mente ao ritmo da nossa respiração. Ligar a mente, corpo e respiração nos ajuda a dirigir a nossa atenção para dentro. Através deste processo de atenção para dentro, aprendemos a reconhecer nossos padrões habituais de pensamento, sem rotulá-los, julgá-los, ou tentar mudá-los. Nós nos tornamos mais conscientes de nossas experiências de momento a momento. A consciência que cultivamos é o que faz a yoga ser uma prática, em vez de uma tarefa ou um objetivo a ser concluído. Seu corpo provavelmente irá se tornar muito mais flexível fazendo yoga, assim como sua mente!

7. Yoga é uma religião?

 

Yoga não é uma religião. É uma filosofia que começou na Índia cerca de 5.000 anos atrás. O pai do yoga clássico é dito ser Patanjali, que escreveu o Yoga Sutra. Estas escrituras fornecem um caminho para o crescimento espiritual e domínio sobre o corpo físico e mental. Yoga às vezes entrelaça outras filosofias como o hinduísmo ou budismo, mas não é necessário estudar esses caminhos, a fim de praticar ou estudar yoga. Também não é necessário entregar suas próprias crenças religiosas para a prática de yoga.

8. Eu não sou flexível - posso fazer Yoga?

 

Sim! Você é um candidato perfeito para yoga. Muitas pessoas pensam que precisam ser flexíveis para começar a yoga, mas isso é um pouco como pensar que você precisa saber nadar para ir em aulas de natação! Venha como você é...

 

Essa capacidade será equilibrado pela força, coordenação e reforço da saúde cardiovascular, bem como um senso de confiança física e bem estar geral.

 


9. O que eu preciso para começar?

 

Tudo o que você realmente precisa para começar a praticar yoga é o seu corpo, sua mente, e um pouco de curiosidade. Mas também é útil ter um par de calça legging ou shorts, e uma blusa e camiseta não muito folgada. Yoga se pratica de pés descalços, ou você pode usar uma meia anti derrapante. É bom trazer uma toalhinha. A medida em que sua prática se desenvolve você pode querer comprar o seu próprio tapete de yoga, mas a maioria dos estúdios terão tapetes para emprestar nas primeiras aulas.

 


10. Por que não se deve comer 2 a 3 horas antes da aula de yoga?

 

Na prática de yoga nós torcemos de lado a lado, viramos de cabeça para baixo, e nos dobramos para a frente e para trás. Se você ainda não tiver totalmente digerido sua última refeição, ela irá tornar-se sentida de maneiras que não são confortáveis​...​. Se você é uma pessoa com um sistema digestivo de ação rápida e acha que pode se sentir fraco durante a aula, experimente uma refeição leve, como iogurte, algumas nozes , ou suco de cerca de 30 minutos a uma hora antes da aula.