Rua Tamandaré, 140 | Sala 1504 | Bairro Boa Vista | Novo Hamburgo

 (51) 99610 3298

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Formação de Instrutores de Yoga

com Sasha Alano e  Mauro Totta

Nova turma - de março a dezembro 2020 - Inscrições abertas

                                                                “O yoga é uma arte, uma ciência e uma filosofia. Ele toca a vida de um                                                                            homem em todos os âmbitos – físico, mental e espiritual. É um método                                                                          prático para trazer propósito, utilidade e nobreza à nossas vidas.”

- B.K.S. Iyengar

Muito mais que uma prática física, yoga é uma maneira de enxergar o mundo e nele viver. Este curso foi criado especialmente para aqueles que desejam construir uma base sólida de conhecimento da filosofia e da prática do yoga, para seu crescimento pessoal ou para se tornarem professores.

 

A formação consiste em um encontro mensal de fim de semana, num total de 200 horas/aula, de março a dezembro de 2020. Através da prática dos asanas e outras técnicas, e da vivência dos preceitos éticos do yoga, o curso será uma jornada que levará o participante a experienciar os efeitos do yoga em todos os aspectos de sua vida, desde o bem estar físico até a busca por mais consciência e libertação.

Nosso curso atende os padrões de exigência e é registrado na Aliança do Yoga do Brasil.

Conteúdo do programa

  • Definição, origem e história do yoga

  • Principais escrituras do Hatha Yoga

  • Os diferentes métodos, formas e técnicas do yoga

  • Os estilos de hatha yoga

  • Yoga Sutra de Patanjali – os 8 membros, preceitos éticos, etc

  • Asanas (posturas) – do básico ao avançado

    •  ajustes e correções - verbais e manuais

    • benefícios e aplicações terapêuticas

    •  contra indicações

    • uso de props (acessórios) – blocos, cintas, cadeira, etc.

    • adaptações e variações

  • Pranayama (exercícios respiratórios)

  • Metodologia de ensino – como montar aulas e sequências de prática

  • Sânscrito – alfabeto, pronúncia e escrita

  • Entoação de mantras, seu uso e significado

  • Anatomia e fisiologia aplicadas ao Yoga

  • Fisiologia sutil – chakras, nadis, kundalini, prana, bandhas, mudras, etc..

  • Yoga no dia a dia - a disciplina da vida yogi

    • Alimentação e yoga

    •  Meditação

    • Aulas para grupos especiais: gestantes, 3ª idade, crianças

Indicado para quem

O curso é destinado a qualquer pessoa que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre filosofia e prática do yoga, tanto para o desenvolvimento do auto conhecimento e da prática pessoal,  como base teórica e prática na formação de instrutores. Se você tem dúvidas, leia nosso texto "Perguntas Frequentes" no fim desta página.

Não há pré-requisitos para esta formação. 

Certificado

Certificado de Conclusão de Curso: será emitido um certificado de conclusão de curso com carga horária de 200 horas/aula para os participantes que completarem a frequência requerida (90%) e forem aprovados nas avaliações teóricas e práticas.
 
No Brasil, o yoga não é uma profissão regulamentada, porém com um certificado de conclusão de curso, o participante poderá solicitar junto à prefeitura de sua cidade um alvará de autônomo para trabalhar como instrutor de yoga ou utilizá-lo em concursos públicos, etc.

Datas e horários

A Formação acontece em dez encontros de fim de semana.

Sábados: das 8:00 às 18:00
Domingos: das 8:00 às 13:00

1º encontro: 21 e 22 de março
2º encontro: 18 e 19 de abril
3º encontro: 16 e 17 de maio
4º encontro: 13 e 14 de junho
5º encontro: 04 e 05 de julho
6º encontro: 15 e 16 de agosto
7º encontro: 12 e 13 de setembro
8º encontro: 17 e 18 de outubro
9º encontro: 14 e 15 de novembro
10º encontro: 05 e 06 de dezembro

Valores e formas de pagamento

Para receber os valores, envie um email para contato@nilaya.com.br ou ligue para o fone/Whatsapp (51) 99610 3298 .

Para fazer sua inscrição

1. Preencha o questionário abaixo e nos envie por email.

2. Pague a taxa de inscrição conforme as opções descritas no item 5.

 

3. Você receberá por email a confirmação de reserva de vaga, bibliografia sugerida e material de estudo.

 

4. Após receber a confirmação de reserva de vaga, seu próximo passo é o pagamento integral do curso, que deve ser efetuado no prazo combinado por email. 

 

5. Os pagamentos da inscrição e do valor integral podem ser feitos nas opções descritas abaixo. Após o pagamento integral, sua vaga está efetivada e você receberá o seu material (tapete, livro, etc..).

* Para pagamento à vista, você pode vir até a escola ou fazer um depósito bancário.

 

* Para pagamento com cheques, você pode entregar aqui ou nos enviar por SEDEX. Os cheques devem ser pessoais (não aceitamos cheques de terceiros), entregues no momento do pagamento integral do curso, datados para os dias 1º do mês, de março a dezembro.

 

* Para pagamento com cartão de crédito (Visa ou Master) você pode vir até a escola passar o cartão ou fazer a transação por telefone.

 

6. Verifique se você poderá comparecer a todas as datas do curso, até o final. Caso você não obtenha a frequência necessária para receber o certificado, poderá refazer módulos que faltaram em outras turmas, pagando o valor corrente de cada módulo. Os certificados serão entregues somente àqueles que completarem a frequência requerida (90%), e obtiverem a nota mínima nas provas (8,0)

Baixe o formulário aqui.

Sobre os instrutores

Nossa missão como professores é passar o conhecimento da forma mais pura possível, como nos foi ensinado por nossos mestres.  Para nós, o yoga não é apenas uma prática física, mas sim  um estilo de vida.

Sasha Alano

Registered Yoga Teacher RYT 500 Yoga Alliance

Sasha vive yoga há 28 anos, desde que foi à Índia pela primeira vez em 1991. Morou em Poona (perto de Mumbai) por 5 anos, na comunidade de meditação do mestre Rajneesh.

 

Continuou sua busca pelos anos seguintes vivendo e praticando yoga e meditação em outras comunidades ao redor do mundo - na Califórnia (Miracle of Love), na Austrália e na Noruega (Vasant Swaha). 

 

Em 2002 voltou ao Brasil e formou-se em Educação Física pela UFRGS. Fez a formação em Ashtanga Yoga com Cathia Heuser e Maurício Wolff, e foi professora na escola deles em Porto Alegre, o Mangalam Yoga Shala.

 

Em 2008 passou sete meses na Índia estudando yoga:  em Mysore, praticou Ashtanga com Sheshadri e com Saraswati, e em Goa com Rolf Naujokat. Em Rishikesh, aprofundou seus conhecimentos de Hatha Yoga com diversos mestres. 

 

Em 2009 criou a escola Yoga Nilaya, em Novo Hamburgo.  Se especializou no ensino da filosofia hindu, estudo das escrituras védicas, sânscrito e mantras, e ensina nas Formações de Instrutores, Especializações e Retiros.

 

Atualmente viaja todos os anos para a Índia, onde pratica, estuda e se aprofunda com a intenção de manter sempre a chama do conhecimento do yoga aceso e em alto nível de qualidade e comprometimento. Nessas viagens também leva grupos de alunos em excursões onde compartilha seu amor por esse país, suas pessoas e seus costumes.

Sasha tem registro tanto na Yoga Alliance USA International como na Aliança do Yoga do Brasil, ambas padrão 500h.

Mauro Totta

Mauro teve o primeiro contato com a cultura oriental na prática de artes marciais. Mais tarde, na busca por autoconhecimento, encontrou o yoga.

 

Graduou-se em Educação Física pela UFRGS no ano de 2000, e trabalhou por oito anos com atividade física voltada para a reabilitação funcional. Nesse período, estudou Shiatsuterapia com o Mestre Hisayuki Yasui e iniciou seu trabalho nessa técnica. Pós graduou-se em Acupuntura Chinesa, e esteve durante 4 meses em intercâmbio de estudos no China Medical University (Taiwan).

Em 2008  passou sete meses na Índia estudando yoga:  em Mysore, praticou Ashtanga com Sheshadri, e em Goa com Rolf Naujokat. Em Rishikesh, aprofundou seus conhecimentos de Hatha Yoga.

É formado em Quiropraxia pela Universidade Feevale e atende em Novo Hamburgo.

Perguntas Frequentes

1. Nunca pratiquei yoga antes. Posso fazer o curso?

 

Nosso curso é aberto a todos, pois acreditamos que o yoga É para todos! Em nossas turmas geralmente temos alunos que já praticam e muitos que nunca praticaram antes, e vão desenvolvendo sua prática ao longo do curso.

 

Apenas sugerimos fortemente que, caso possível, você faça uma aula experimental aqui, ou com outro professor (se possível formado por nós, veja a lista aqui), para que pelo menos você tenha idéia de como funciona uma aula de hatha yoga. Mas caso isso não seja possível, você pode mesmo assim fazer o curso, se sentes o chamado do yoga para sua vida!!

2. Não sou nada flexível, e tenho receio de não conseguir acompanhar o ritmo do curso.

 

Nosso curso é baseado no princípio de que o yoga é para todos, e de que cada corpo é único e incomparável. Assim sendo, cada praticante irá evoluir em sua prática durante o curso de acordo com suas possibilidades e seu empenho na prática. Não há nenhuma avaliação do tipo “ter que fazer determinada postura para passar”, pois isso seria contrário aos princípios do yoga.

 

E quanto à ser flexível ou não, a flexibilidade é apenas UMA das qualidades trabalhadas na prática de posturas! Além disso, trabalhamos com força, resistência, equilíbrio, concentração, foco, respiração, etc, etc, etc..

E a prática das posturas é UMA das práticas trabalhadas no curso - temos práticas de meditação, pranayama (exercícios respiratórios), entre outras...afinal, o yoga é uma maneira de ver e viver no mundo, ou seja, muito mais amplo que somente a parte física.

3. Não tenho interesse em trabalhar como instrutor de yoga, mas gostaria somente de me aprofundar no assunto. Este curso é indicado para mim?

 

Com certeza! A capacidade de ser instrutor de yoga vem da prática pessoal de cada aluno. Assim sendo, muito antes de nos tornarmos instrutores, nos tornamos praticantes de yoga! Por isso, nosso curso é para todos que sentem o chamado do yoga, que gostariam de trazer o yoga para suas vidas em primeiro lugar. A questão de ser instrutor ou não virá com o tempo, e com a dedicação à prática.

4. Serei habilitado a dar aulas de yoga ao concluir o curso?

 

Nosso curso preenche os requisitos e é registrado na Aliança do Yoga do Brasil padrão 200h. Para receber o certificado é necessário que o participante realize provas teóricas e práticas, e que passe com média 8, além de ter a presença em 90% das horas do curso.

 

No Brasil, a profissão de Instrutor de Yoga não é uma profissão regulamentada. Ou seja, não existe nenhuma entidade que forneça autorização ou não a alguém para dar aulas de yoga.

 

Porém o registro de nosso curso na Aliança do Yoga fornece um bom critério para quem quiser comprovar a conclusão do curso para concursos, empregos públicos, em escolas, etc...

 

Com o certificado de conclusão do curso você pode também solicitar um alvará junto à prefeitura de sua cidade para trabalhar como instrutor autônomo.

5. Preciso ter formação em Educação Física, ou Fisioterapia, para fazer o curso?

 

Não, nosso curso não tem nenhum pré requisito. É claro que pessoas com experiência em áreas da saúde terão facilidade em alguns aspetos técnicos e relativos a anatomia e fisiologia, mas de maneira alguma estes são conhecimentos necessários para ingressar no curso.