Formação de Instrutores de Yoga XVI edição

         com Sasha Alano e  Mauro Totta

NOVA TURMA - março 2022

Inscrições abertas, reserve já a sua vaga!

O yoga é uma arte, uma ciência e uma filosofia. Ele toca a vida de um homem em todos os âmbitos – físico, mental e espiritual. É um método prático para trazer propósito, utilidade e nobreza à nossas vidas.”

- B.K.S. Iyengar

    Muito mais que uma prática física, yoga é uma maneira de enxergar o mundo e nele viver. Este curso foi criado especialmente para aqueles que desejam construir uma base sólida de conhecimento da filosofia e da prática do yoga, para seu crescimento pessoal ou para se tornarem professores.

 

   Nesta XVI Edição do Curso temos a oportunidade de realizar os encontros presenciais em um local espetacular junto a natureza, com todo o conforto e uma alimentação deliciosa e saudável, agregando mais ainda à experiência do yoga na vida.

 

   A formação consiste em seis encontros presenciais de fim de semana e cinco encontros online, em um total de 200 horas/aula, de março a dezembro de 2022.

 

   Através da prática dos asanas e outras técnicas, e da vivência dos preceitos éticos do yoga, o curso é uma jornada que levará o participante a experienciar os efeitos do yoga em todos os aspectos de sua vida, desde o bem estar físico até a busca por mais consciência e libertação.

Conteúdo do programa

 * História e Filosofia

Definição, origem e história do yoga

Principais escrituras do Hatha Yoga

Os diferentes métodos, formas e técnicas do yoga antigo e moderno

Os seis darshanas da filosofia hindu

Yoga Sutra de Patanjali – os 8 membros, preceitos éticos, estudo aprofundado

* Anatomia e fisiologia aplicadas ao Yoga

Biomecânica do movimento

Fisiologia sutil – chakras, nadis, kundalini, prana, bandhas, mudras, etc

 

* Asanas (posturas) – do básico ao avançado

  • ajustes e correções - verbais e manuais

  • benefícios e aplicações terapêuticas

  • contra indicações

  • uso de props (acessórios) – blocos, cintas, cadeira, etc.

  • adaptações e variações

 

* Pranayama (exercícios respiratórios)

* Meditação - Yoga e o controle da mente e das emoções

 

* Metodologia de ensino

Como montar aulas e sequências de prática - do básico ao avançado

Encadeamento de práticas, integração de diferentes alunos na mesma aula

Como ensinar filosofia do Yoga

* Sânscrito – alfabeto, pronúncia e escrita

* Entoação de mantras, seu uso e significado

​* Yoga no dia a dia

  • Alimentação e yoga

  • A disciplina da vida yogi

  •  

* Aulas para grupos especiais: gestantes, 3ª idade, crianças

Datas e Horários

* PRESENCIAL: Os encontros presenciais acontecem nas datas abaixo, e os horários do curso são: sexta das 19:00 às 21:00, sábado das 8:00 às 18:00, e domingo das 8:00 às 16:00.

  • 1º encontro: 11, 12 e 13 de março

  • 2º encontro: 29 e 30 de abril, 1º de maio

  • 3º encontro: 24, 25 e 26 de junho

  • 4º encontro: 19, 20 e 21 de agosto

  • 5º encontro: 14, 15 e 16 de outubro

  • 6º encontro: 2, 3 e 4 de dezembro

 

* ONLINE: Os encontros online acontecem aos sábados das 8:00 às 13:00. É necessário estar presente pois as aulas contam presença. Elas ficam gravados e disponíveis ao longo do curso.

  • 1º encontro: 9 de abril

  • 2º encontro: 28 de maio

  • 3º encontro: 16 de julho

  • 4º encontro: 17 de setembro

  • 5º encontro: 05 de novembro

 

* Os encontros quinzenais acontecem nas sextas feiras, das 19:00 às 20:30, e as datas são marcadas ao longo do curso. A presença é opcional e todos os encontros serão gravados para quem não puder estar presente.

Local


Sítio Pé na Terra - Rua Carlos Arthur Scherer 2085, Lomba Grande, Novo Hamburgo RS

O Sítio fica a uma hora de carro de Porto Alegre, e a 15 minutos de Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Será oferecida opção de carona ou van para o transporte saindo e chegando na estação Trensurb de São Leopoldo. A ida acontece na sexta a tardinha, e a volta no domingo após o fim do curso.

 

Você pode ver mais fotos e o mapa no Instagram do Sítio @sitiopenaterra

Valores e formas de pagamento

DESCONTO DE 10% para pagamento à vista em dinheiro ou cheque. Este desconto não vale para Pix ou transferência bancária.

 

Taxa de inscrição: R$ 300,00 (não reembolsável)

 

Pagamento a prazo em cheques pessoais pré-datados, cartão VISA e MASTER

 

O valor do curso inclui:

       - apostila impressa com todo o conteúdo do curso

       - caderno de atividades

       - um tapete de prática

       - livro “O Yoga Sutra de Patanjali”

       - práticas gravadas a cada mês para realizar em casa

       - acesso às aulas gravadas práticas e teóricas durante todo o período do curso

83818cd6-1e1d-49ca-963f-7b8e2430b27c.JPG

Para realizar sua inscrição

 1. Preencha o questionário abaixo em "Quero me inscrever no curso". Você receberá instruções para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

 

2. Pague a taxa de inscrição por Pix ou cartão de crédito, e envie o comprovante por email.

 

3. Você receberá a confirmação de reserva de vaga, bibliografia sugerida e material de estudo.

 

4. Após receber a confirmação de reserva de vaga, seu próximo passo é o pagamento integral do curso, que deve ser efetuado até o dia 28 de janeiro de 2022. Caso o pagamento integral não seja feito até esta data, sua vaga não estará mais garantida.

 

5. Após o pagamento integral, sua vaga está efetivada e você receberá o seu material (tapete, livro, etc..) caso more perto. Senão, o material será entregue no primeiro dia do curso.

Formato do Curso

O curso será ministrado nas formas presencial e online, aproveitando o que há de melhor em termos de didática, acompanhamento e motivação ao longo do ano. A parte presencial tem 120h/aula, e a parte online 80h/aula.

 

Seis encontros presenciais, que acontecem em fins de semana, em um sítio maravilhoso onde poderemos mergulhar inteiramente na experiência e prática do yoga e da meditação.

A hospedagem e alimentação são opcionais. Sugerimos fortemente que você procure ficar aqui pois a experiência se torna mais profunda com a dedicação integral no fim de semana. Mas é claro que não há nenhum problema caso você precise ou prefira dormir em casa.

 

Cinco encontros online nos intervalos entre os encontros presenciais

 

Encontros quinzenais pelo Zoom para tirar dúvidas, compartilhar, e acompanhamento individualizado (parte importantíssima do curso!)

 

Aulas práticas gravadas durante todo o curso, para o participante realizar em casa ao longo dos intervalos entre os encontros​

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE COVID: Este cronograma está montado considerando que estaremos liberados para realizar atividades em conjunto, sem aglomeração. No caso de haver restrições aos encontros presenciais, as datas serão remarcadas – o curso não será feito totalmente online, ou seja, as aulas presenciais serão todas realizadas, e a quantidade de horas do presencial e do online não será modificada.

Indicado para quem

O curso é destinado a qualquer pessoa que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre filosofia e prática do yoga, tanto para o desenvolvimento do auto conhecimento e da prática pessoal,  como base teórica e prática na formação de instrutores. Se você tem dúvidas, leia nosso texto "Perguntas Frequentes" no fim desta página.

 

Não há pré-requisitos para esta formação. 

Certificado

Certificado de Conclusão de Curso: será emitido um certificado de conclusão de curso com carga horária de 200 horas/aula para os participantes que completarem a frequência requerida (90%) e forem aprovados nas avaliações teóricas e práticas.

No Brasil, o yoga não é uma profissão regulamentada, porém com um certificado de conclusão de curso, o participante poderá solicitar junto à prefeitura de sua cidade um alvará de autônomo para trabalhar como instrutor de yoga ou utilizá-lo em concursos públicos, etc.

Observações importantes

Para pagamento com cheques, você pode entregar pessoalmente ou nos enviar por SEDEX. Os cheques devem ser pessoais (não aceitamos cheques de terceiros), entregues no momento do pagamento integral do curso, datados para os dias 30º do mês, de janeiro a dezembro

 

Para pagamento com cartão de crédito você receberá um link de pagamento para preencher os dados do seu cartão, totalmente seguro.

 

Verifique se você poderá comparecer a todas as datas do curso. Caso você não obtenha a frequência necessária para receber o certificado, poderá refazer módulos que faltaram em outras turmas, pagando o valor corrente de cada módulo. Os certificados serão entregues somente àqueles que completarem a frequência requerida (90%), e obtiverem a nota mínima nas provas (8,0). A frequência relativa aos encontros online será contada através de tarefas.

 

Em caso de desistência até o dia 11 de fevereiro, o valor pago será restituído menos a taxa de inscrição e R$ 300,00 de taxa administrativa. Em caso de pagamento com cartão serão descontados todos os valores de taxas e IR já cobrados.

 

Após o dia 11 de fevereiro, não haverá restituição de valores. Em caso de desistência por qualquer razão, o participante poderá participar nos módulos que faltou no próximo curso de formação, dentro de 1 ano, ou utilizar o crédito em outros cursos ou retiros oferecidos pela escola, dentro do período de 1 ano.  

 

Para que você aproveite o curso ao máximo, é muito importante praticar regularmente, seja em casa, com os vídeos de prática fornecidos, ou em outro local. Ao fazermos nossa prática pessoal, surgem dúvidas e questões que vão tornar o curso mais interessante e dinâmico. A cada módulo é passada uma prática gravada para o aluno fazer em casa durante o intervalo entre os encontros.

 

Em caso emergencial as datas poderão sofrer alterações no decorrer do curso, que serão avisadas com pelo menos um mês de antecedência.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE COVID: Este cronograma está montado considerando que estaremos liberados para realizar atividades em conjunto, sem aglomeração. No caso de haver restrições aos encontros presenciais, as datas serão remarcadas – o curso não será feito totalmente online, ou seja, as aulas presenciais serão todas realizadas, e a quantidade de horas do presencial e do online não será modificada.

Sobre os instrutores

Nossa missão como professores é passar o conhecimento da forma mais pura possível, como nos foi ensinado por nossos mestres.  Para nós, o yoga não é apenas uma prática física, mas sim  um estilo de vida.

Como diz nosso mestre: "Yoga não é algo que se ensina, e algo que se transmite".

16830898_10154409572080773_8455297727065
RYT500.png
E-RYT200.png

Registered Yoga Teacher RYT 500 Yoga Alliance, professora registrada na Aliança do Yoga do Brasil padrão 500h

Sasha vive yoga há 30 anos, desde que foi à Índia pela primeira vez em 1991. Morou em Poona (perto de Mumbai) por 5 anos, na comunidade de meditação do mestre Rajneesh.

 

Continuou sua busca pelos anos seguintes vivendo e praticando yoga e meditação em outras comunidades ao redor do mundo - na Califórnia (Miracle of Love), na Austrália e na Noruega (Vasant Swaha). 

 

Em 2002 voltou ao Brasil e formou-se em Educação Física pela UFRGS. Fez a formação em Ashtanga Yoga com Cathia Heuser e Maurício Wolff, e foi professora na escola deles em Porto Alegre, o Mangalam Yoga Shala.

 

Em 2008 passou sete meses na Índia estudando yoga:  em Mysore, praticou Ashtanga com Sheshadri e com Saraswati, e em Goa com Rolf Naujokat. Em Rishikesh, aprofundou seus conhecimentos de Hatha Yoga com diversos mestres. 

 

Em 2009 criou a escola Yoga Nilaya, em Novo Hamburgo.  Se especializou no ensino da filosofia hindu, estudo das escrituras védicas, sânscrito e mantras, e ensina nas Formações de Instrutores, Especializações e Retiros.

Completou o Teacher Training da Yoga Alliance padrão 500h em Rishikesh.

 

Desde 2016 viaja todos os anos para a Índia, onde pratica, estuda e se aprofunda com a intenção de manter sempre a chama do conhecimento do yoga aceso e em alto nível de qualidade e comprometimento. Nessas viagens também leva grupos de alunos em excursões onde compartilha seu amor por esse país, suas pessoas e seus costumes.

Sasha tem registro tanto na Yoga Alliance USA International como na Aliança do Yoga do Brasil, ambas padrão 500h.

Sasha Alano

2055eb_707eb0b08a7d424aa9e173092c021084.

Mauro Totta

Mauro teve o primeiro contato com a cultura oriental na prática de artes marciais. Mais tarde, na busca por autoconhecimento, encontrou o yoga.

 

Graduou-se em Educação Física pela UFRGS no ano de 2000, e trabalhou por oito anos com atividade física voltada para a reabilitação funcional. Nesse período, estudou Shiatsuterapia com o Mestre Hisayuki Yasui e iniciou seu trabalho nessa técnica.

 

Fez uma pós graduação em Acupuntura Chinesa, e esteve durante 4 meses em intercâmbio de estudos no China Medical University (Taiwan).

Em 2008  passou sete meses na Índia estudando yoga:  em Mysore, praticou Ashtanga com Sheshadri, e em Goa com Rolf Naujokat. Em Rishikesh, aprofundou seus conhecimentos de Hatha Yoga.

É formado em Quiropraxia pela Universidade Feevale e atende em Novo Hamburgo, em seu consultório Vida Chiropractic @vidachiropratic

Perguntas Frequentes

1. Nunca pratiquei yoga antes. Posso fazer o curso?

 

Nosso curso é aberto a todos, pois acreditamos que o yoga É para todos! Em nossas turmas geralmente temos alunos que já praticam e muitos que nunca praticaram antes, e vão desenvolvendo sua prática ao longo do curso.

Apenas sugerimos fortemente que, caso possível, você faça uma aula experimental aqui, ou com outro professor (se possível formado por nós, veja a lista aqui), para que pelo menos você tenha idéia de como funciona uma aula de hatha yoga. Mas caso isso não seja possível, você pode mesmo assim fazer o curso, se sentes o chamado do yoga para sua vida!!

2. Não sou nada flexível, e tenho receio de não conseguir acompanhar o ritmo do curso.

 

Nosso curso é baseado no princípio de que o yoga é para todos, e de que cada corpo é único e incomparável. Assim sendo, cada praticante irá evoluir em sua prática durante o curso de acordo com suas possibilidades e seu empenho na prática. Não há nenhuma avaliação do tipo “ter que fazer determinada postura para passar”, pois isso seria contrário aos princípios do yoga.

 

E quanto à ser flexível ou não, a flexibilidade é apenas UMA das qualidades trabalhadas na prática de posturas! Além disso, trabalhamos com força, resistência, equilíbrio, concentração, foco, respiração, etc, etc, etc..

E a prática das posturas é UMA das práticas trabalhadas no curso - temos práticas de meditação, pranayama (exercícios respiratórios), entre outras...afinal, o yoga é uma maneira de ver e viver no mundo, ou seja, muito mais amplo que somente a parte física.

3. Não tenho interesse em trabalhar como instrutor de yoga, mas gostaria somente de me aprofundar no assunto. Este curso é indicado para mim?

 

Com certeza! A capacidade de ser instrutor de yoga vem da prática pessoal de cada aluno. Assim sendo, muito antes de nos tornarmos instrutores, nos tornamos praticantes de yoga! Por isso, nosso curso é para todos que sentem o chamado do yoga, que gostariam de trazer o yoga para suas vidas em primeiro lugar. A questão de ser instrutor ou não virá com o tempo, e com a dedicação à prática.

4. Serei habilitado a dar aulas de yoga ao concluir o curso?

 

Para receber o certificado é necessário que o participante realize provas teóricas e práticas, e que passe com média 8, além de ter a presença em 90% das horas do curso.

 

No Brasil, a profissão de Instrutor de Yoga não é uma profissão regulamentada. Ou seja, não existe nenhuma entidade que forneça autorização ou não a alguém para dar aulas de yoga.

 

Porém o certificado do curso fornece um bom critério para quem quiser comprovar a conclusão do curso para concursos, empregos públicos, em escolas, etc...

 

Com o certificado de conclusão do curso você pode também solicitar um alvará junto à prefeitura de sua cidade para trabalhar como instrutor autônomo.

5. Preciso ter formação em Educação Física, ou Fisioterapia, para fazer o curso?

 

Não, nosso curso não tem nenhum pré requisito. É claro que pessoas com experiência em áreas da saúde terão facilidade em alguns aspetos técnicos e relativos a anatomia e fisiologia, mas de maneira alguma estes são conhecimentos necessários para ingressar no curso.